Aniversários, Inspirações

Como organizar uma festa infantil para 50 pessoas simples e barata

06 de outubro de 2016

logo_cataventu_simples_color

 

Olá!!!
Como organizar uma festa infantil para 50 pessoas simples e barata, e que você consiga fazer do jeito que deseja, sem nenhuma imposição de terceiros ou soluções prontas encontradas no mercado?

Parece um tanto desafiador, não é mesmo?

Talvez num primeiro momento possa parecer que sim, mas eu te garanto que você tira de letra. Principalmente se você gostar de colocar a mão na massa para criar e decorar. Afinal, hoje o quesito economia está no topo da atenção de quem vai organizar festas e conseguir o controle de custos está cada vez mais fácil diante à diversos recursos que eu conto neste post.

Hoje vou relatar a organização da festa do Bernardo, meu filho, que completou 2 anos, e como conseguimos organizar a Festa dele para 50 pessoas de forma simples e barata, contando com um orçamento total de R$ 2.500,00.

051a3429

Peças da Decorazón Objetos e acervo próprio

 

Não vou entrar no mérito de valor, pois para alguns R$ 2.500,00 pode parecer muito, para outros R$ 2.500,00 pode parecer pouco, mas o que eu posso garantir é que esse valor para a minha cidade é bastante baixo, comparado ao valor investido em outras festas.
E eu resolvi me desafiar a organizar a festa mais afetiva que eu pudesse fazer, dentro deste orçamento. Um orçamento que, na época, tínhamos disponível para realizar a festa. Neste post conto quais etapas foram necessárias para conseguir realizar uma festa rica em detalhes e que coubesse no orçamento determinado.

 

Meu filho adora trator. Isso mesmo, trator daqueles amarelo e preto. Ele encontra um na rua e fica bem animado. Ao final de um processo de “conversa”, que eu conto com mais detalhes no “Festa Infantil Sem Mistérios” ele escolheu esse tema como festa de aniversário.

 

051a3425

Mesa do bolo com peças Conká Locação de Peças para Festas e Decorazón Objetos

Quem me acompanha algum tempo sabe que eu gosto de organizar as festas para resgatar o gosto bom das festas feitas em casa, as quais a afetividade e a conexão familiar é o mais importante.

Eu acredito fortemente na transmissão de valores para uma criança inclusive por meio das festas. É por isso que eu me dedico a fazê-las, mesmo quando ela é bem pequenina, pois eu sei que quando ela crescer, vai compreender melhor o significado e valorizar este ato tão importante.
Antes de continuar, você deverá entender que quando nós, mamães, realizamos uma festa, o resultado tende a não ser igual a de uma festa organizada por uma profissional de festas. Por quê? Porque as decoradoras de festas possuem acesso e elementos para decorar festa que, muitas vezes, nós não temos. Por exemplo, o painel de festas. Mas sobre isso eu falo mais na frente.

A seguir você encontra as etapas necessárias para organizar uma festa infantil para 50 pessoas simples e barata:

 

 

Como organizar uma festa infantil para 50 pessoas simples e barata

 

ETAPA 1: DETERMINAR O ESTILO DE FESTA

Eu organizei uma festa dentro do conceito de festa minimalista e afetiva, na qual você pode usar objetos e brinquedos do aniversariante e da sua casa, na decoração da sua festa. Eu usei os brinquedos do meu filho para decorar a festa. Vários tratores invadiram o salão da festa.
Você também pode usar objetos feitos por você ou por alguém da família, a famosa tendência handmade, como bandeirolas de papel, toopers de doces ou cupcakes, etc. Esse estilo vai te proporcionar uma festa mais limpa e sem muitos elementos decorativos que podem poluir sua mesa de festa. Particularmente esse é o meu estilo, eu gosto, e por isso eu sempre adoto em minhas comemorações.
Neste caso eu mesma fiz a parte de papelaria com ajuda de uma gráfica, recortei e pronto. Ficou lindo! Apenas busquei as imagens na internet em um banco de imagens pago, pois assim eu teria a garantia da qualidade de imagem e exatamente do jeito que eu desejava. Valor investido R$ 50,00.

051a3359

Suporte de bolos desmontável Cataventu

 

051a3403

Peças Decorazón Objetos. Tooper de bolo Cataventu, Cookies Paloma Toralles

 

ETAPA 2: A IMPORTÂNCIA DE PLANEJAR
Antes de começar a fazer qualquer coisa, encomendar doces, comprar itens de decoração, eu fiz meu planejamento. Pesquisei e desenvolvi como eu gostaria que fosse a festa, quais as cores, os elementos, etc.
Eu encontrei muita referência de festa com uma decoração bem puxada para cor preta. Como meu salão de festas já tinha muita tonalidade preta, eu escolhi usar tons de madeira, amarelo e laranja, usando o preto pontualmente na decoração, uma vez que as mesas e outros elementos do salão já tinham a cor preta.
ATENÇÃO: Meninas, essa é a parte mais importante da sua festa. Sem um planejamento e conhecimento de todas as etapas de uma festa, existe um grande risco de você gastar mais do que pode pois comprará itens desnecessários num primeiro momento, seja pela euforia, seja por não ter definido etapas da sua festa primordiais e que você só vai descobrir depois láááá na frente. Se você cair nesta armadilha, vai perder tempo, por que existe grandes chances de você ter que voltar novamente no local para comprar o item correto. Mas apesar de tudo isso, essa etapa de festa é simples. Basta ter um bom método ou uma boa orientação que fica super tranquilo.

Sobre ter planejamento e uma orientação correta eu falo no Festa Infantil sem Mistérios.

 

ETAPA 3: ESCOLHA DO LOCAL
Escolha um local que você tenha um custo baixo para usá-lo. Em geral na sua casa, no quintal da sua casa, no salão de festas ou em um parque. Veja com familiares se há algum local possível de realizar a festa na casa deles, caso você tenha limitação de espaço.
Eu organizei a festa no meu salão de festas, cuja taxa de aluguel é bem simbólica (R$ 45,00) e comporta até 50 pessoas sentadas.

051a3381
No caso de festas ao ar livre, o cuidado deve ser outro. Se você quer saber alguns detalhes sobre festas ao ar livre ou piquenique, LEIA ESSE POST. Valor Investido: R$ 45,00

 

ETAPA 4: FAÇA A DECORAÇÃO
Para você conseguir encaixar sua festa dentro deste orçamento, sugiro você fazer a decoração da sua festa. Se você se sentir melhor, chame pai, mãe, tio, avó, amiga para te ajudar. Organizar festas junto com familiares é uma ótima oportunidade de fortalecer a conexão familiar e o elo entre vocês. Eu não tenho família na minha cidade, portanto, tive que organizar a festa sozinha, mas assim que os familiares foram chegando, eles me ajudaram no que foi possível e eu pude ver o quanto eles gostaram.

051a3331

Detalhe dos brigadeiros que meu pai colocou em cima do trator. Ele disse que é moda…rsrs

Essa ajuda com certeza vai facilitar sua vida, mas é perfeitamente possível fazer sozinha, como eu sempre faço. Para isso, eu comecei a decoração da festa um dia antes, para poder fazer tudo com calma.
Agora você deve estar se perguntando: “Mas Bia, eu não tenho ideia de como decorar.” Super entendo. Você não precisa ser profissional para decorar, mas também não deve esperar uma decoração como profissional. No entanto, saber alguns conceitos básicos de colocação de peças na mesa, tipos e estilos de peças vai te ajudar demais na sua escolha.
Se você tiver um projeto 3D para sua festa, como este que eu desenvolvi abaixo, será melhor ainda, pois um profissional de festa vai em conjunto com você te ajudar a montar os espaços de decoração da sua festa.

 

Em breve a Cataventu contará com mais este recurso incrível para ajudar vocês. Caso queiram mais informações, envie e-mail em comercial@cataventu.com.br que responderemos com maior prazer.

 

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA VER O VÍDEO DO PROJETO

 

cena-4
Mas, com relação aos conceitos básicos de decoração de festa você encontra no Festa Infantil Sem Mistérios, inclusive por tempo limitado estou ofertando 2 Super Bônus, com vídeo-aulas que eu te mostro como decorar uma mesa de bolo usando tais conceitos.
Com relação as peças da mesa do meu filho eu aluguei as peças avulsas em empresas de locação de peças e montei do jeito que eu queria. Valor investido: R$ 380,00

 

 

ETAPA 5: CONTRATAR UM BUFFET?
Para o meu caso o item que mais onera uma festa é o buffet. E para ajudar, não gosto nem um pouco das opções ofertadas que sempre tem muita fritura. Neste caso, fui em busca de salgados mais saudáveis em uma das melhores casas de salgados da minha cidade. Como na festa de 1 ano do meu filho eu fiz a mesma coisa e sobrou muita comida, decidi ser mais contida desta vez e deu certo.
Também planejei cachorro quente e massa com molho. Com ajuda da minha sogra fizemos molho de tomate natural, com tomates frescos, cozinhei a salsicha de hot dog um pouco antes da festa e o macarrão durante a festa. Encontrei um macarrão que meu filho adorou, bem pequenino e que demora 4 minutos para ficar pronto. Assim, não demorou nadinha eu fugir uns minutinhos para ficar de olho no macarrão. O mesmo molho serviu para os dois pratos. Tudo natural e de forma mais saudável possível. Também comprei sucos, refrigerante e água.

Mas quem iria servir a comida, se eu não contratei buffet completo??? Ahhhh, veja a solução no próximo tópico. Valor investido: R$500,00

 

051a3391

Suporte de bolo Petit Revê e utensílios premium Cataventu

 

 

ETAPA 6: MONTE ESTAÇÕES DE COMIDAS E BEBIDAS
Para facilitar a vida da anfitriã, ser prática e compor a beleza do ambiente da sua festa, opte por montar estação de sucos e estação de comidinhas e guloseimas. Muitas pessoas me perguntam se ao fazer isso as pessoas podem consumir muito mais do que realmente deveriam. Bem, na minha experiência não. Pelo contrário, acho que elas consomem o que realmente tem desejo. Eu acredito que deixar as estações disponíveis cria um ar informal entre os convidados que se sentem bem acolhidos.
Eu mostro nos vídeos abaixo como Montar uma Estação de Sucos, Uma Estação de Guloseimas e uma Mesa Kids.

 

Suqueiras Petit Revê e de acervo próprio

Suqueiras Petit Revê e de acervo próprio

 

Veja abaixo os vídeos tutoriais em nosso canal do youtube

 

COMO MONTAR UMA ESTAÇÃO DE SUCOS
COMO MONTAR UMA MESA DE GULOSEIMAS
COMO MONTAR UMA MESA KIDS

 

Para me ajudar a administrar tudo isso e montar os cachorros quentes e macarrão eu contratei um garçom que tinha a função de repor as bebidas, salgados e servir o cachorro quente e o macarrão. Como o tema da festa era de trator, que lembra obra, e coisas relacionadas, eu montei as estações e dei o nome como “Canteiro das guloseimas”, “Canteiro de sucos”, “Canteiro do Hot Dog”, “Canteiro dos Presentes”, “Canteiro das Comidinhas”. Criei no documento Word mesmo Placas com estes dizeres e imprimi em folha sulfite. Ficou bem interessante, pois os convidados sabiam exatamente aonde estava cada item da festa. Valor investido: R$ 200,00

 

 

ETAPA 7: USE UTENSÍLIOS PREMIUM
Os utensílios premium, como os da Cataventu, são feitos em papel, 100% biodegradável, com tinta atóxica e inodora. São produtos premium de qualidade e beleza que podem ser colocados na decoração da sua festa e consumidos no decorrer dela. O legal é que você pode compor a estação de sucos e comidinhas com os copos, pratos, guardanapos e canudos para decorar e compor o ambiente, como eu fiz na Festa Trator.

051a3438

 

 

051a3398

Mesa Posta com produtos Cataventu e Utensílios Premium da linha Limoncello Cataventu

 

051a3370

Mesa de Guloseimas com peças Conká Locação de Peças para festas

 

Como são produtos com consciência ambiental, reciclável e compostável, você pode criar uma saída criativa para identificar os copos dos convidados. Eles são super-resistentes e aguentam até 3 dias com água dentro sem danificar, portanto, mesmo que você faça a comparação de preço e ache que vai gastar mais do que um copo de plástico, tenho certeza de que vai economizar no final de todo o processo. Os produtos que eu usei são da linha Limoncello Cataventu. Você encontra todas as linhas em: http://www.cataventu.com.br/limoncello-ct-fcaa4
Valor investido: cerca de R$ 300,00

 

ETAPA 8: SOLUÇÃO PRÁTICA PARA PAINEL DE FESTA
O Painel pode ser um item oneroso e bem difícil de se trabalhar. Na festa de 1 ano do meu filho usei painel de tecido para nunca mais. Tecido pesado, difícil de pendurar no meu salão, eu não tinha suporte de madeira para painel para ficar com o acabamento bacana. Por outro lado, eu poderia alugar painéis de madeira, mas certamente isso encareceria a festa e a minha missão era gastar até R$ 2.500,00.
Até que tive a ideia de comprar papel Pardo e grudar na parede para parecer um tapume de obra mesmo. Eu ainda queria ter encontrado aquelas faixas de segurança listrada preta e amarela, mas não achei por lei nenhuma. Ficou sem. Mas fica a dica se você encontrar. Foi uma alternativa que encontrei para demarcar o espaço da mesa do bolo de uma forma criativa e barata. Valor investido: R$ 10,50

 

051a3357

 

 

ETAPA 9: LEMBRANCIIIIIIINHAS
Eu sempre gosto de dar uma lembrancinha que tenha relação com o tema da festa e que possa ser útil para a criança. Para este caso encontrei caminhões e tratores pequenos e de brinquedos sensacionais na loja Splash Party, da minha cidade. Comprei cerca de 30 e montei em sacolinhas de lembrancinhas Cataventu um kit com o carrinho e guloseimas. A sacolinha de lembrancinha também é uma solução bem legal por que ela vai na decoração da sua festa ou no cantinho especial que você decidir montar. Essa solução ajuda a compor a decoração do seu salão de forma prática e econômica. Você encontra as sacolinhas de lembrancinhas AQUI.
Valor investido: R$ 150,00

 

051a3339

Caixotes de Madeira Conká – Locação de Peças para festas

 

 

ETAPA 10: PENSE NOS SERVIÇOS ADICIONAIS
Os serviços adicionais podem ser recreação, vídeo, fotografia, etc. Eu contratei a recreação adequada para a idade dos bebês de 2 anos, bem como fotografia. Tudo dentro de um orçamento super razoável. Não vou colocar aqui os preços, pois cada festa é única, bem como os orçamentos, mas a recreação foi contratada da empresa Curumim Feliz e as Fotos da Michelly Alvim. Ambas excelentes profissionais, que executam um trabalho incrível e com paixão.

Créditos:

Fotos: Michelly Alvim

Peças: Conká Locação de Peças para eventos

Decorazón Objetos

Petit Revê

Doces: Um Doce de Kaká

Cookies Decorados: Paloma Toralles

 

 

MÉTODO FESTA INFANTIL SEM MISTÉRIOS

 

banner post livro

 

Você deve estar pensando que eu consegui porque já frequentei cursos e workshops de decoração de festa. E pode estar fazendo uma comparação de que você pode ter muito mais dificuldade para isso. Realmente o conhecimento é um dos bens mais preciosos que podemos adquirir, e foi por isso que eu busquei transmitir todo esse conhecimento na prática por meio do método Festa Infantil Sem Mistérios, ao valor mais simbólico possível, apenas para pagar os custos de desenvolvimento deste projeto maravilhoso.

 

Você recebe o método em forma de e-Book, 3 Bônus + 2 Super bônus em forma de vídeo aula.
O que você aprenderá:

– Planejar sua festa do jeito correto
– O cálculo correto da quantidade de doces, salgados, bebidas e utensílios
– Como montar uma correta paleta de cores para sua festa
– Definição da lista de convidados
– Como Montar cantinhos especiais, como Estação de Sucos, Mesa de Guloseimas, Mesa kids, dentre outros
– Descobrirá como Montar uma decoração de Mesa principal, com base em uma técnica de decoração de festas
– Estilos de festa e tipos de peças.
– Como usar corretamente a papelaria e lembracinhas.
– Como ter o planejamento e o controle de todas as suas ações no tempo certo.
– e muito mais!

 

E você ainda ganha 3 Bônus:

– Planejamento de Festa
– Check-list para uma festa infantil
– Papelaria para imprimir e moldes em 4 temas (Festa do Chá, Marinheiro, Pic Nic e Chá Revelação)

E 2 Super Bônus Surpresa!!!!!
>>>>> 2 Vídeo-aulas tutoriais que serão anunciadas somente para aqueles que solicitarem a prévia do “Festa Infantil Sem Mistérios”

 

Se você quer saber mais:

2

 

Gostou desta dica?

Cadastre-se para receber as novidades em primeira mão

 

Lista vip Cataventu

Comente pelo Facebook
Escreva seu comentário

AnteriorVoltar para a homePróximo