Entrevistas, Inspirações

Festas Sustentáveis: reutilizar para decorar sua festa (As Festas de Manuca)

27 de fevereiro de 2017

Entrevista com Lorena: As Festas de Manuca (Salvador – BA)

 

perfil_zpsu8sczfeo

Lorena, proprietária de As Festas de Manunca

Bia Rosati: Como começou a Festas de Manuca?

Lorena: Sou Bióloga e mestre em Ecologia. Desde que resolvi fazer o primeiro aniversário de Manuca, em 2014, tinha em mente que não queria uma festa mega produzida e, muito menos, um consumo excessivo de resíduos. Então criei o blog “As festas de Manuca” para compartilhar as coisas que faria para festa dela. O blog foi criado em 2014 mesmo. Em 2015 o blog se transformou numa empresa produção de festas sustentáveis, pois, recebi o pedido de outras mães que queriam uma festa no mesmo estilo para os filhos e filhas. Atualmente compartilho dicas e inspirações, produzo festas ecológicas, faço consultoria para famílias que queiram fazer a própria festa e microempreendedores no mercado de festas artesanais.

BR: O que são festas sustentáveis? Qual a diferença para festas comuns?

bandeja_detalhe

Pratos Cataventu, da Linha Maçã Verde (100% biodegradáveis)

L: Uma festa é sustentável em cada escolha que fazemos. Desde a escolha dos fornecedores. A proposta é que seja mais natural, simples e que gere menos resíduo. Assim, optamos por lanches mais saudáveis, tentamos não introduzir refrigerantes – quase todas as festas que fazemos o refrigerante já não é servido -, sugerimos descartáveis biodegradáveis, por demorarem menos tempo para decompor e reutilizamos e ressignificamos objetos para decoração. Além disso, utilizamos uma quantidade menor dos chamados “personalizados” e não utilizamos balões de látex, ou utilizamos em uma quantidade consideravelmente reduzida. O resultado é uma festa mais afetiva, mais artesanal e com maior significado para a família. Nas festas comuns a quantidade de resíduo produzida é bem maior.

BR: Quais os elementos de uma festa sustentável?

L: Utilizamos muita decoração em papel e tecido, e esses elementos podem ser reaproveitados em outras festas. Além disso, incentivamos o uso de descartáveis biodegradáveis, que, além de serem ecologicamente corretos, são lindos e compõem a decoração de maneira única.

mesa de pallets2

Pratos e Copos Cataventu, da Linha Limoncello (100% biodegradáveis)

BR: Como escolher os produtos para fazer uma festa sustentável?

L: Levo alguns fatores em consideração: Qualidade e design. Além disso, gosto de conhecer a forma de produção do produto, porque prezo por uma produção respeitosa, e priorizo os pequenos produtores e empreendedores, porque acredito que no processo de produção deles há uma dose extra de carinho e cuidado e esse é o caminho para sustentabilidade!

BR: Como uma mãe pode fazer uma festa sustentável?

Lorena: Desde o processo de definição do tema e pesquisa de inspirações, a mãe já pode salvar ideias de peças decorativas que ela pode fazer e começar a juntar os materiais. Como o processo é mais artesanal, é recomendado que ela comece com uma certa antecedência, para conseguir ir fazendo aos poucos. Uma dica legal é pesquisar referências que não estão necessariamente associadas às festas, como dicas de decoração “diy” para casa.

BR: Festa sustentável é só voltada para festas infantis?

L: Não mesmo! Qualquer festa pode ser sustentável, desde que se baseie nos princípios que comentamos acima: geração menor de resíduo e maior contato com o natural. Aqui realizamos formaturas e aniversário adulto seguindo essa proposta.

BR: Como uma profissional pode propor uma festa sustentável à sua cliente?pratos descartáveis1

L: É preciso, primeiro, certificar-se que esse conceito agrada à cliente. Geralmente são mães que buscam por festas menores, festas onde as crianças possam, de fato, brincar e se conectar umas com as outras na festa. E pode-se começar aos poucos também, incluindo, por exemplo, itens que estejam alinhados com essa proposta. Atualmente os descartáveis biodegradáveis se encaixam perfeitamente nessa perspectiva porque, ainda que a mãe não faça toda a festa ecológica, só de utilizar um descartável que demorará menos tempo para se decompor já está contribuindo com algo.

BR: Quanto tempo de antecedência se deve organizar uma festa sustentável?

L: Se a festa for organizada pela família, e se for festa infantil, para até 03 anos, sugiro que a organização comece a ser feita com pelo menos 4 meses, para que a família consiga tempo hábil para produzir a festa e os detalhes decorativos.

VEJA MAIS FOTOS E IDEIAS PARA UMA FESTA SUSTENTÁVEL

Nas fotos, Lorena usou Produtos Cataventu, 100% biodegradáveis, feitos em papel de alta qualidade e resistência.

suporte doces

 

bandeja_pratos1

 

festa branca neve

 

2-anos-manuela-potinho

 

dsc_0076

 

 

Fotos por: Fotos: Thais Figueiredo Fotografia e Daniel Vaz

Você pode entrar em contato com a Lorena AQUI ou seguindo ela no instagram por @asfestasdemanuca.

Além de lúdico e divertido, ao realizar uma festa sustentável você também ajuda ao meio ambiente.

Um beijo

Bia Rosati

 

 

shop-o-estilo-dessa-festa

 

Comente pelo Facebook
Escreva seu comentário

2 comentários
  1. Patricia - 27/02/17 - 17h53

    O estilo de festa da Manuca com os produtos da Cataventu ficaram uma combinação perfeita. Amei.

AnteriorVoltar para a homePróximo